FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


Sócrates, o filósofo da época clássica, apresentava como orientação para seus discípulos uma frase atribuída ao Oráculo de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”. Em linhas gerais, o que ele propunha, a partir da frase, era uma mudança de comportamento. Dessa forma, a primeira ação de qualquer pessoa que quer começar a filosofar é:

 


Autocrítica.


Autoconhecimento.


Autopoiese.


Autossuficiência.


Autonomia.

Leia com atenção:

 

Texto 1: A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não se encontram preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destina. (...) No homem [diferentemente do que acontece entre os animais], as aptidões de todo o gênero que a vida social pressupõe são muito complexas para (...) materializarem-se sob a forma de predisposições orgânicas. Disso se depreende que elas não podem ser transmitidas de uma geração a outra por meio da hereditariedade. É pela educação que se faz a transmissão. (Durkheim [1922], 1978, p. 41)

 

Texto 2: O “gostar de futebol” no Brasil existe fora das consciências individuais dos brasileiros. O gosto ou a paixão por um determinado esporte não existe naturalmente em nosso “sangue”, como supõe o senso comum. Ele existe na coletividade, em nosso meio social, que nos transmite esse sentimento da mesma forma que a escola nos ensina a ler e a escrever. HELAL, R. O que é Sociologia do Esporte? São Paulo: Brasiliense, 1990.

 

Os textos acima dizem respeito a um processo ao qual estamos todos sujeitos, uma vez que vivemos em sociedade. Trata-se do processo de socialização. Sobre ele, a partir do que determina Durkheim, escolha a alternativa correta:

 


Instituições sociais se valem de hierarquias e de coercitividade para exercer controle social sobre os indivíduos, que se curvam diante do que lhes é imposto.


Conforme mostra Durkheim, cabe às instituições sociais o papel de transmissão das normas de comportamento a serem interiorizadas pelo indivíduo.


O gostar de futebol indicado no texto dois não representa um fato social transmitido via processo de socialização.


Ideais que congregam os indivíduos pertencentes aos grupos sociais não precisam ser constantemente revigorados, conforme afirmava Durkheim.


As normas morais, de acordo com Durkheim, exercem uma força irresistível sobre os indivíduos, que as veem como desejáveis e cujo cumprimento se dá sem qualquer esforço.

Segundo Durkheim, fatos sociais são “maneiras de fazer ou de pensar, reconhecíveis pela particularidade de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares”. “Fato social é toda maneira de fazer, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior”. (DURKHEIM, E. As regras do Método Sociológico, 1974, p. XXIX).

Com base na definição acima, considere as seguintes afirmativas:

 

I - A principal característica do fato social é a sua generalidade ou extensão social.

II - O Crime não pode ser considerado um fato social normal.

III - O fato social é geral no conjunto de cada sociedade ou grupo social, sendo percebido em suas manifestações individuais.

IV - Os fatos sociais resultam da interação consciente dos membros da sociedade, daí sua aceitação sem resistência.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


I.


I e II.


III e IV.


I e III.


III.

“O brasileiro está se casando menos, se divorciando mais e decidindo ter menos filhos. Essa é a fotografia da sociedade brasileira, projetada nas Estatísticas do Registro Civil 2016, publicada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (14). No ano passado, foram registrados 1.095.535 casamentos no País — quase 42 mil matrimônios a menos que os registrados em 2015. Por outro lado, as separações totalizaram 344.526 em 2016 em 1ª instância ou por escrituras extrajudiciais. Significa um aumento de 4,7% frente aos 328.960 divórcios registrados em 2015. Para completar, o número de nascimentos chegou a 2.793.935 no ano passado — uma expressiva queda de 5,1% em relação ao ano anterior, quando 2.945.344 nasceram no País. As informações relativas aos fatos vitais e aos casamentos são publicadas desde 1974 pelo instituto. Já os dados sobre divórcios foram incorporados em 1984. Entre as 27 unidades da federação, 20 tiveram queda nos registros civis, com destaque para Piauí (-13,2%), Alagoas (-12,5%) e Paraíba (-11,3%). Na contramão, o Amapá teve um aumento de 20% no número de casamentos em 2016. Dos 1.095.535 casamentos em 2016, 99,5% ocorreram entre pessoas de sexos opostos (1.090.181) e 0,5% entre pessoas do mesmo sexo (5.354) — esse tipo de matrimônio foi autorizado pela Resolução 175 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de 2013” (Disponível em: ).

 

Considerando o que preconiza a teoria Durkeimniana sobre Fatos Sociais, responda:

 


Fatos Sociais devem ser entendidos na totalidade de suas características. Desta forma, não poderá ser desprovido de caráter coercitivo. Tal coercitividade se manifesta na absoluta impossibilidade de os indivíduos reagirem à força dos fatos sociais, aceitando as imposições de uma determinada sociedade.


Fatos Sociais podem ser categorizados como normais ou patológicos. Tal diferença se estrutura na noção de que a sociedade é um organismo vivo e, em virtude disso, pode apresentar doenças sociais. Tais patologias se manifestam como os fatos que não possuem a mesma frequência daqueles que são considerados normais e dependem da sociedade em que são percebidos.


O fato social corresponde a um conjunto de normas e valores criados exteriormente, isto é, fora das consciências individuais. Dessa forma, as mudanças que podem ocorrer com um determinado fato social acontecem independentemente da vontade dos indivíduos.


O fato social corresponde a um conjunto de normas e valores que são criados diretamente pelos indivíduos para orientar a vida em sociedade e, em virtude dessa característica, a análise sobre os fatos sociais deve ser sempre contextual.


Trata-se de um fenômeno social difundido apenas nas sociedades cuja forma de solidariedade é orgânica, visto que pressupõe as diferentes consciências individuais suficientemente desenvolvidas para existir. No caso das sociedades cuja solidariedade é mecânica é possível afirmar que a consciência coletiva é suficiente para obrigar os indivíduos.

“O estado da civilização determina necessariamente aquele da organização social, seja sob o aspecto espiritual, seja sob o temporal, sob os dois aspectos mais importantes. Em primeiro lugar, determina-lhes a natureza própria, porque fixa o objetivo da atividade da sociedade; além disso, prescreve-lhes a forma essencial, porque cria e desenvolve as formas sociais temporais e espirituais, destinadas a dirigir essa atividade geral”. (COMTE, Augusto. REORGANIZAR A SOCIEDADE. s/d, p. 56).

Sobre a organização da sociedade em Comte, analise as assertivas e marque a alternativa correta.

 

I – Augusto Comte rejeitava os movimentos revolucionários de sua época, bem como qualquer movimento de emancipação dos operários franceses, pois, toda perturbação da ordem e poderiam levar a sociedade à ruina.

II – Haveria uma ordem natural a reger a vida em sociedade. E que, da mesma forma que haveriam leis para determinar o comportamento dos elementos naturais sob determinadas circunstâncias, também seria possível prever o comportamento dos indivíduos.

III – De acordo com Comte, a sociedade de sua época havia chegado em uma encruzilhada. Ou se reorganizava ou caminharia para a extinção. Assim, esperava poder prever comportamentos considerados prejudiciais ao progresso da sociedade e evita-los.

 

É correto o que se afirma em:

 


I e III, apenas.


I, II e III.


II e III, apenas.


III, apenas.


I, apenas.

Existem pessoas que se identificam tanto com bonecas que se submetem a processos estéticos para configuração do corpo e rosto para ficar o mais parecidas possível com estes objetos inanimados. Além disso, com a velocidade e a facilidade com que a informação é divulgada pela internet, estas pessoas estão interagindo entre si, trocando experiências e buscando promover a aceitação de outras pessoas para a forma como se apresentam e querem ser reconhecidas.

Considerando as informações acima e o conceito de grupo social, assinale a alternativa correta:

 


Faz parte da definição de grupos sociais a formação de uma identidade compartilhada, que é identificada pela teoria como um “sentimento de nós”, ou seja, as formas de pensar, agir e sentir próprias do grupo em questão.


A difusão da informação nos dias atuais permite a formação de grupos sociais, mesmo que não exista uma interação física entre as pessoas. Isto porque o contato físico se torna irrelevante para a formação de uma identidade própria de grupos sociais.


No caso apresentado, o grupo seria identificado como primário, ou seja, aqueles em que o contato acontece de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade entre os indivíduos que dele participam.


A continuidade dos grupos sociais não é um elemento obrigatório, assim, as interações passageiras que caracterizam as relações na internet poderiam representar um grupo com duração efêmera.


Considerando o exposto sobre as pessoas que se identificam com a estética das bonecas e procuram imitá-la, o que se percebe é uma espécie de isolamento social voluntário.

Sobre as sanções que são aplicadas quando um determinado comportamento social rompe com padrões definidos pela sociedade, marque a alternativa correta:

 


Sanções sociais não são as que possuem relação direta com os valores culturais e morais de um determinado grupo, mas aquelas que buscam constranger um indivíduo publicamente, de maneira que sirva de exemplo.


Sanções positivas são as que reconhecem um comportamento em conformidade aos padrões estabelecidos podendo, inclusive, manifestar essa aprovação por meio de recompensas dadas ao indivíduo.


As sanções não podem ter caráter econômico, ou seja, dizer respeito a algum tipo de perda econômica para o indivíduo. Isso se dá em virtude de o cerceamento financeiro não ser eficaz para impedir indivíduos de descumprir normas.


Sanções para controle dos indivíduos são, em sua maioria, negativas, considerando que apenas assim se coíbe comportamentos considerados equivocados.


No que diz respeito às sanções negativas, estas podem se manifestar de formas diferentes. Só não pode se utilizar do constrangimento físico, como nos casos em que se infringe a lei e é decretada a prisão do indivíduo.

O contexto de criação da pólis grega traduz um modelo de sociedade baseado no modelo conhecimento como patriarcalismo; isto é, um contexto no qual o patriarca, o pai, é o direto responsável pela organização da sociedade. Com base nas características dos cidadãos gregos, analise as assertivas a seguir e aponte V, para as verdadeiras; e F para as falsas. 

 

(    ) Todo cidadão grego deveria ser maior de 18 anos.

(    ) Qualquer pessoa poderia ser cidadão.

(    ) A mulher era tomada como um modelo de cidadã.

(    ) Somente os ricos poderiam ser cidadãos.

(    ) O ócio era fundamental para os cidadãos.

 

A sequência correta é:

 


V, F, V, F e V.


F, F, V, F e F.


V, F, F, V e V.


V, F, V, V e F.


F, V, V, F e F.

No ideário platônico de uma sociedade perfeita, o filósofo chega à conclusão de que é preciso estabelecer um modelo de organização que se baseie nas virtudes de cada cidadão e, a partir daí, que ele seja alocado em uma classe social específica. Tendo como referência essa ideia, associe a primeira coluna com a segunda e, ao final, assinale a alternativa que melhor representa a sua escolha.

 

(1) Governante

(2) Guardião

(3) Trabalhadores e camponeses

 

(     ) Tem como característica a parte apetitiva da alma, ligada aos desejos, sendo, portanto, a sua maior virtude a temperança.

(     ) A parte da alma correspondente é a racional, possuindo um equilíbrio das três virtudes – sabedoria, coragem e temperança.

(     ) A irascibilidade é a sua maior característica – sua parte da alma – tendo como temperança a maior virtude.

 

A sequência correta é:

 


2, 3, 1.


2, 1, 3.


3, 2, 1.


3, 1, 2.


1, 2, 3.

O contexto de criação da pólis grega traduz um modelo de sociedade baseado no modelo conhecimento como patriarcalismo; isto é, um contexto no qual o patriarca, o pai, é o direto responsável pela organização da sociedade. Com base nas características dos cidadãos gregos, analise as assertivas a seguir e aponte V, para as verdadeiras; e F para as falsas.

 

(    ) Todo cidadão grego deveria ser maior de 18 anos; 21 em Atenas.

(    ) Qualquer pessoa poderia ser cidadão.

(    ) A mulher era tomada como um modelo de cidadã.

(    ) Somente os ricos poderiam ser cidadãos.

(    ) O ócio era fundamental para os cidadãos.

 

A sequência correta é:

 


F, V, V, F e F.


V, F, V, F e V.


F, F, V, F e F.


V, F, F, V e V.


V, F, V, V e F.

Páginas: 12345